NOTÍCIAS

Junho / 2011
09/06/2011
Pró-ativa coordena ação conjunta

 

 

O problema constatado pela Revita: falta de segurança dos moradores e risco de acidentes envolvendo os caminhões da coleta, ao trafegar na via de acesso à Comunidade do Dique da Mathias Velho, no bairro Mathias Velho, em Canoas. A solução encontrada: modificar o sistema, contratando um gari, morador do local, para fazer o serviço manualmente e depositar o material recolhido em contêineres, em uma área na entrada da comunidade.

 

Especializada em soluções em comunicação, a Pró-Ativa, entrou em cena e propôs uma campanha de inserção naquela comunidade para orientar os moradores sobre as mudanças e conscientizá-los sobre o manejo correto de resíduos sólidos, aproveitando um programa já existente na empresa: o Gari do Bairro.

 

Mais do que isso, a Pró-Ativa quis ampliar a ação institucional e buscou a parceria da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), apresentando ao secretário Márcio Afonso Ferreira a necessidade e viabilidade de uma iniciativa articulada naquela comunidade, carente de atenção em serviços essenciais como saneamento básico, por exemplo. A administração municipal, que, já no início da gestão, implantou em Canoas o programa Choque de Limpeza, aderiu à ideia.

 

O resultado foi uma mobilização, ocorrida na manhã do último sábado, dia 9. O mutirão incluiu ações de cidadania, limpeza urbana e saúde pública, reunindo equipes da Revita, da Unidade de Vigilância Ambiental em Saúde e das secretarias municipais de Serviços Urbanos e do Meio Ambiente.

 

Além da orientação oferecida pelos colaboradores da Revita - que percorreram a via conversando com os moradores e apresentando o Gari do Bairro, Ernesto Rudimar Elias da Rosa, - o grupo da vigilância ambiental mapeou focos de contaminação para iniciar uma campanha contra infestação de ratos. 

 

A diretora de Educação Ambiental Estela Peuckert iniciou um processo de inserção do poder público na comunidade, interagindo com o pessoal e distribuindo as cartilhas Comunidade Saudável. E os funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos promoveram limpeza de trechos da via, retirando entulhos e outros materiais.

 

A ação foi saudada por moradores e lideranças comunitárias. As avaliações preliminares de dirigentes da Revita e da Administração Municipal foram positivas. Ainda no sábado, após conversar com moradores e agentes públicos, o secretário Márcio Ferreira ressaltou a importância da iniciativa, especialmente por seu caráter social. "É uma ressocialização, um projeto de inclusão social, porque a gente passa a mostrar que eles pertencem ao município, têm as mesmas obrigações que os outros cidadãos, mas também com os mesmo direitos", avalia.

 

Ferreira também adiantou que já foi considerada a ideia de estender a ação a outras regiões de Canoas, também carentes de iniciativas deste tipo.

 

Veja Tambem:

25/07/2012
Lixeira inteligente evita que objetos arremessados caiam no chão

Engenheiros japoneses utilizaram a tecnologia dos sensores de movimento do Kinect para desenvolver a “Smart Trashbox”

20/07/2012
Tecnologia e sustentabilidade: britânico cria estufa controlada por iPad

O Biome Terrarium foi inspiradono Tamagotchi e um de seus objetivos é mostrar o quão complexo é cuidar de uma vida.

06/07/2012
Melhores resultados em painéis solares de dupla face

Novidade traz números significativos e tem eficiência na casa dos 50% na conversão de energia solar recebida

04/07/2012
Pesquisa revela a baixa preocupação do brasileiro com segurança na web

País tem a menor média desde 2008 e cai 38 pontos em relação ao ano passado

26/06/2012
Joga aí: Sony lança sua nova linha de produtos

Conceito propõe uma interatividade total entre produtos da marca, dispensando o uso de fios