Sustentabilidade. Uma palavra que se torna cada vez mais frequente no cotidiano das pessoas e das empresas. A partir de hoje, você vai acompanhar as seis tendências em negócios sustentáveis, de acordo com pesquisa realizada no final de 2011, em uma parceria entre a Ernst & Young e o grupo GreenBiz. O objetivo é salientar que, não basta apenas se intitular uma empresa comprometida em realizar projetos relacionados à sustentabilidade. É necessário colocar em prática, aliando transparência e estratégia, transformando a sustentabilidade no centro da gestão. Gerar valor para os acionistas e a sociedade, no longo prazo, reduzindo ao mínimo o impacto sobre o meio ambiente, é o fio condutor dos negócios sustentáveis. Foram entrevistados 272 executivos de empresas com faturamento acima de um bilhão de dólares em 24 setores, de maneira que fossem mapeadas as principais iniciativas empresariais e os desafios nessa luta. A análise das respostas indicou seis tendências que estão pautando os negócios sustentáveis e a agenda dos líderes. Confira a primeira delas:
1ª Tendência: Ser verde gera vantagem competitiva
Um número crescente de grandes e médias empresas está empenhado em mudar a forma de fazer negócios. Prova disso é o aumento expressivo de publicações de Relatórios de Sustentabilidade, um dos instrumentos mais importantes para uma empresa prestar contas com a sociedade e o mercado a respeito de suas práticas socioambientais. Levantamento do site britânico CorporateRegister.com mostra que, em 1992, apenas 26 relatórios de sustentabilidade foram lançados contra 5.593 em 2010 - um crescimento superior a 20 mil por cento em menos de 20 anos.
Além de crescer em número, os relatórios também estão chamando a atenção de investidores e acionistas. Segundo o estudo do GreenBiz, 66% das empresas pesquisadas disseram ter sentido maior interesse do mercado nessas publicações. As questões que mais despertam curiosidade dizem respeito aos programas de eficiência energética e de redução de emissões.
* Com informações da Exame e da Ernst & Young
Veja Tambem:
25/07/2012País tem a menor média desde 2008 e cai 38 pontos em relação ao ano passado
26/06/2012Conceito propõe uma interatividade total entre produtos da marca, dispensando o uso de fios