NOTÍCIAS

Junho / 2012
21/06/2012
Relação das ferramentas de Comunicação com a sustentabilidade entra na pauta da Rio+20
rio+20, sustentabilidade, tics




















Rio de Janeiro/RJ -
Na quarta-feira, dia 20, durante o painel de "Banda Larga e TICs para Sociedades Sustentáveis e Inclusivas", realizado no âmbito da Rio+20,  os participantes reforçaram a importância das tecnologias de informação e comunicação (TICs). Durante o evento, foi destacado que as TICs são ferramentas indispensáveis para o futuro do desenvolvimento sustentável e têm potencial para mitigar os efeitos do aquecimento global.

Dois exemplos do uso da tecnologia em prol da sustentabilidade são frotas de ônibus equipadas com sistema de navegação por satélite, reduzindo o tempo das viagens, e, por consequência, a queima de combustíveis fósseis; e a distribuição de músicas em formato digital, o que pouparia emissões para a fabricação de CDs (além do acúmulo de lixo que estes gerariam no longo prazo). Johan Wibergh, vice-presidente executivo da Ericsson, apresentou resultados do estudo “The Broadband Brige”, que trouxe dez recomendações para lideres globais tomadores de decisão em relação à mudança climática. Wibergh ressaltou que as TICs podem reduzir entre 15% e 25% o volume de emissões globais de CO2 até 2020.

O diretor do Ministério das Comunicações, Arthur Coimbra, comentou a importância da indústria de telecomunicação em reduzir as emissões globais de gases de efeito estufa (GEEs), por meio da otimização de processos produtivos e de transporte. As tecnologias móveis foram dadas como importantes para o pilar social do desenvolvimento sustentável. Conforme relatou o CEO da Oi, Francisco Valim, a capilaridade das redes de banda larga móvel no Brasil permite ao País objetivos ambiciosos no campo da educação à distância.

Na mesma linha, o representante da ONU para os países de menor desenvolvimento relativo, o embaixador Cheick Diarra enfatizou o potencial transformador que a banda larga móvel vem adquirindo nas regiões da África, Oriente Médio e Sudeste Asiático, as quais representarão, segundo dados da ONU, 50% das conexões móveis globais em 2015.

Veja Tambem:

25/07/2012
Lixeira inteligente evita que objetos arremessados caiam no chão

Engenheiros japoneses utilizaram a tecnologia dos sensores de movimento do Kinect para desenvolver a “Smart Trashbox”

20/07/2012
Tecnologia e sustentabilidade: britânico cria estufa controlada por iPad

O Biome Terrarium foi inspiradono Tamagotchi e um de seus objetivos é mostrar o quão complexo é cuidar de uma vida.

06/07/2012
Melhores resultados em painéis solares de dupla face

Novidade traz números significativos e tem eficiência na casa dos 50% na conversão de energia solar recebida

04/07/2012
Pesquisa revela a baixa preocupação do brasileiro com segurança na web

País tem a menor média desde 2008 e cai 38 pontos em relação ao ano passado

26/06/2012
Joga aí: Sony lança sua nova linha de produtos

Conceito propõe uma interatividade total entre produtos da marca, dispensando o uso de fios